Terça-feira, 15 de Julho de 2008
Homenagem a Lucília Rodrigues dedicada funcionária da Escola Dr. Pascoal José de Mello, de Ansião

“Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”

Antoine de Saint-Éxupéry

Foi em clima de grande festa e com muita alegria por parte de todos os que integram esta escola que se realizou no dia sete de Julho, na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, uma homenagem simples, mas muito sincera à funcionária Lucília Rodrigues que se reformou passados 36 anos de serviço.
Serviço prestado à escola, aos alunos (mais tarde, alguns também aqui na qualidade de professores), aos professores, a toda a comunidade escolar, com uma boa disposição inesgotável e prestabilidade constante.

Chegava há 36 anos à Escola Preparatória de Ansião Lucília Rodrigues na qualidade de Servente do Quadro. Era o ano de 1971 e Lucília Rodrigues contava tenros 26 anos. Em 1974, foi nomeada Contínua de Segunda Classe e cinco anos mais tarde foi promovida a Contínua de Primeira Classe. Acompanhou a transição de instalações em 1978 e nada a detinha. O seu lema era, e foi até ao seu último dia de trabalho nesta Escola, “tudo se resolve”. É, aliás, Elvira Lopes, actual professora de ERMC nesta escola, mas também antiga aluna, que o relembra com emoção: “ quando tinha algum problema, a D. Lucília dizia-me sempre: “Oh Elvira, tudo se resolve!”; mais tarde dizia-me: “Oh Doutora, tudo se resolve!”. E a verdade é que tinha, razão! Tudo se resolveu sempre graças à sua perseverança e determinação.”

 
 

Em 1988 foi nomeada Encarregada de Pessoal Auxiliar e em 1990 foi promovida a Auxiliar de Acção Educativa Principal.

Em Agosto de 2004, foi nomeada em comissão de serviço Encarregada de Coordenação do Pessoal de Acção Educativa, cargo que manteve até se despedir e que, segundo o Coordenador do Centro Novas Oportunidades da escola, Pedro Catarino, “desempenhou sempre com um sorriso nos lábios e um brilhozinho nos olhos, próprio de uma mulher de armas que era, que é!” As suas colegas expressaram a sua gratidão e respeito, referindo as suas qualidades excelentes nas diversas facetas: amiga, colega e chefe. D. Armandina, actual funcionária da escola, acrescenta que a D. Lucília se mostrou sempre flexível e em jeito de segredo confessa que nunca recusava a nenhuma funcionária uma escapadinha à vila para resolver o que quer que fosse.

D. Lucília passou o testemunho à funcionária Amélia Simões que tomou posse no passado dia 18 de Março e que também demonstrou todo o seu afecto e louvor por esta senhora que sempre foi um exemplo para todas as funcionárias, e não só, quer pela sua pessoa quer pelo seu trabalho, muitas vezes duplicado em determinadas circunstâncias.

 

Esta cerimónia singela não poderia ter terminado sem o discurso por parte do Presidente do Conselho Executivo, José Alves Pinto Ferreira, que perderia o seu verdadeiro valor se não fosse transcrito integralmente.

 «Estamos aqui em reunião de amigos para homenagear a D. Lucília agora que, ao aposentar-se, ingressou numa nova vida.

Até ao momento, foi a pessoa que mais anos trabalhou nesta escola. Desde 1971 até 2008 que contribuiu para o bom serviço público que a nossa escola vem prestando à comunidade de Ansião. Isto significa que dedicou toda a sua vida profissional aos jovens, às famílias, aos funcionários e aos professores desta escola. Digo isto, porque é a pura verdade. Durante 36 anos, a D. Lucília sempre foi um pilar fundamental da organização escolar desta instituição educativa. E, nesse sentido, faço questão de vincar a lealdade com que distinguiu os colegas, os professores e os órgãos de gestão que por aqui passaram. Foi sempre uma pessoa em que depositámos toda a confiança, uma pessoa extremamente dedicada, respeitadora, superiormente assídua, muito trabalhadora, incansável, sempre a correr e pronta a dar uma mãozinha onde fosse necessário. Quem foi atento à sua disponibilidade, concluirá que foi uma verdadeira formiguinha no trabalho. Talvez, por isso, manteve sempre uma boa forma física e uma energia e agilidade invejáveis. A D. Lucília teve sempre uma postura pessoal e uma competência profissional exemplares.

É, pois, com justiça e merecimento que, hoje, queremos com a nossa presença e aplauso agradecer-lhe o quanto foi bom trabalharmos juntos e quanto agradecidos estamos pelo seu contributo para o bom desempenho e sucesso da nossa querida escola.

Todos nós desejamos à D. Lucília as maiores felicidades, óptima saúde e muita energia, para junto da sua família gozar com alegria a aposentação tão bem merecida.

O nosso muito obrigado!»

 
 
 

info:
AngBrg
Relações Públicas
  EB 2/3 e Secundária
publicado por ansiaonews às 14:52
link do post | comentar | favorito
|
.AnsiãoNews
.pesquisar
 
.Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
7
8
9
10
11
13
14
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.posts recentes

. ETPSICÓ efectua Acção de ...

. Notícias da escola

. Dia da ETP Sicó - 16 de O...

. Instituto Vasco da Gama R...

. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRI...

. Assinados protocolos para...

. Novo ano, Novos Cursos

. RVCC Profissional em Outu...

. Centro de Novas Oportunid...

. ETPSICÓ prepara entrada e...

. Ansião Inaugura nova EB1

. Abertura do ano lectivo 2...

. A ETP Sicó entrega de pré...

. Nova EB1 de Ansião inaugu...

. Participa no Fórum de Ans...

. ETP Sicó envolvida em Pro...

. Colaboradores da ETP Sicó...

. Aulas arrancam entre prot...

. Primeira Certificação de ...

. ETP Sicó viaja até à Idad...

. Finalistas defendem Prova...

. II Encontro de Colaborado...

. ISEC na Escola Básica e S...

. Homenagem a Lucília Rodri...

. CNO Soma e Segue

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.links
.tags

. todas as tags

.subscrever feeds